Please click HERE for the English version.
Iniciei as atividades do curso Tipografia Libre em São Paulo no Sesc Pompeia ano de 2012, logo após fazer o curso de verão de type design na Cooper Union. A proposta inicial do curso foi ensinar a desenvolver tipos digitais utilizando softwares livres. Minha ideia foi juntar os conhecimentos de software livre aplicados à tipografia, e também o aprendizado da Cooper Union sobre desenho de letras. Além dos conhecimentos técnicos sobre os softwares e desenho, decidi abordar o amplo campo tipográfico pelo viés da tipografia vernacular, que há tempos têm sido minha área interesse. Para isso contei com a ajuda dos trabalhos de Priscila Farias, Fátima Finizola, Pedro Moura, Vinicius Guimarães entre outros designers que ajudaram a moldar o material deste curso.
Tipografia Libre nunca parou desde 2012 sendo realizado em diversos locais na cidade de São Paulo e interior além de Florianópolis e Londrina. Foram muitos alunos com diferentes resultados e estilos, sempre inspirados de alguma maneira pela tipografia vernacular.

Trabalho desenvolvido pelos alunos do curso do Sesc Pompeia - São Paulo.

Processo de trabalho
Saímos à procura de inspiração pelas ruas, pode ser um letreiro de uma loja que você ame perto da sua casa ou uma parede cheia letras e números chamando para um show e até mesmo um cartaz de supermercado feito com todo o talento dos especialistas pintores de letras. Durante essa parte do workshop aprenderemos mais sobre letras vernaculares no desenho de tipos. 
Papel e caneta em mãos para começarmos a refinar nossas ideias e inspirações, desenhando letras que formem palavras-chave que nos trarão componentes básicos para iniciar nossa tipografia digitalmente. Aqui começamos a perceber as diferenças entre letreiramento, caligrafia e desenho de tipos. A etapa de de desenho e refinamento é iterativa e durante esses momentos aprenderemos as funcionalidades do FontForge, com o auxílio do ótimo manual design with fontforge. Abordaremos ferramentas colaborativas para o desenvolvimento de fontes livres, um panorama dos softwares livres open source e uma metodologia para o desenvolvimento de fontes.
Entre em contato comigo para agendar um Workshop.
pode ser de 2 dias, 4 semanas ou uma demonstração de 4 horas.
marcelommp@gmail.com
Back to Top